sexta-feira, 13 de maio de 2011

Para ficarmos informados.

    Livros sobre Cultura 
Cultura - Um Conceito Antropológico
   Autor: Laraia, Roque de Barros
   Editora: Jorge Zahar
Cultura Popular na Idade Moderna
   Autor: Burke, Peter
   Editora:Companhia de Bolso
O que é Cultura - Coleção Primeiros Passos
   Autor: Santos, José Luiz dos
   Editora: Brasiliense
Cultura e Democracia o Discurso Competente e Outras Falas
   Autor: Chaui, Marilena de Souza
   Editora: Cortez
Cultura e Elegância
   Autor: Vários
   Editora: Contexto
O Diálogo Entre as Culturas - Do Universal ao Multiculturalismo
   Autor: Jullien, Francois
   Editora: Jorge Zahar
Cultura e Política - Coleção Leitura
   Autor: Schwarz, Roberto
   Editora: Paz e Terra
A Interpretação das Culturas
   Autor: Geertz, Clifford
   Editora: LTC
A Cultura do Novo Capitalismo
   Autor: Sennett, Richard
   Editora: Record
A Idéia de Cultura
   Autor: Eagleton, Terry
   Editora: UNESP

Cultura do Brasil


A cultura brasileira reflecte os vários povos que constituem a demografia deste país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação de povos, surgiu uma realidade cultural peculiar, que sintetiza as várias culturas.
A tensão entre o que seria considerado uma cultura popular e uma erudita sempre foi bastante problemática no país. Durante um longo período da história, desde os Descobrimentos até meados dos séculos XIX e XX, a distância entre a cultura erudita e a popular era bastante grande: enquanto a primeira buscava ser uma cópia fiel dos cânones e estilos europeus, a segunda era formada pela adaptação das culturas dos diferentes povos que formaram o povo brasileiro num conjunto de valores, estéticas e hábitos rejeitado e desprezado pelas elites. Grande parte do projeto estético modernista foi o de resgatar nos campos considerados "nobres" da Cultura (nas artes em geral, na literatura, na música, etc) e até mesmo nos hábitos quotidianos a vertente popular, considerando-a como a legítima cultura brasileira.
Atualmente, o país passa por um processo de integração cultural no Mercosul, e, de forma a acelerar esse processo, está a criar a Universidade do Mercosul, uma instituição multicampi que terá unidades em todos os países do bloco, inclusive os associados.  




sexta-feira, 6 de maio de 2011

O que é Cultura?



O ser humano, ao contrário dos animais, não vive de acordo com seus instintos, isto é, regido por leis biológicas, invariáveis para toda a espécie, mas a partir da sua capacidade de pensar a realidade que o circunda e de construir significados para a natureza, que vão além daqueles percebidos imediatamente. A essa construção simbólica, que vai guiar toda ação humana, dá-se o nome de cultura.
                       
A cultura, nesse sentido amplo, engloba a língua que falamos, as idéias de um grupo, as crenças, os costumes, os códigos, as instituições, as ferramentas, a arte, a religião, a ciência, enfim, toda as esferas da atividade humana. Mesmo as atividades básicas de qualquer espécie, como a reprodução e a alimentação, são realizadas de acordo com regras, usos e costumes de cada cultura particular. Os rituais de namoro e casamento, os usos referentes à alimentação (o que se come, como se come), o preparo dos alimentos, o tipo de roupa que vestimos, a língua que falamos, as palavras de nosso vocabulário, tudo isso é regulado pela cultura à qual pertencemos. A função da cultura é tornar a vida segura e contínua para a sociedade humana. Ela é o "cimento" que dá unidade a um certo grupo de pessoas que divide os mesmos usos e costumes, os mesmos valores. Deste ponto de vista, portanto, podemos dizer que tudo o que faz parte do mundo humano é cultura. 
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.  


Postado por: Ana Carolina Santoro